mensagem para os donos de pousadas da Ilha Grande

[escribo excepcionalmente esta entrada en portugués por estar dirigida a brasileños]

A avalanche de terra na Ilha Grande veio acompanhada de uma avalanche de desinformação sobre a situação na ilha. Manchetes cabeludas como a que abrem este post (do diário espanhol El País que, aliás, é o diário em língua espanhola mais lido do planeta, e do diário argentino Clarín) tem contribuido poderosamente para criar um clima de medo e incerteza entre os turistas que estão planejando suas férias na ilha.

Razões para que os donos de pousadas reclamem não faltam, mas seria bom ir além dos protestos e se mobilizar para tentar reverter a situação. Aqui no De Viaje a Brasil temos recebido muitas consultas de turistas preocupados. Para dar resposta a eles acabei de publicar o post la Tragedia en Ilha Grande. Durante a pesquisa para o post tive que mergulhar fundo para conseguir encontrar informações confiáveis.

Quase todas as pousadas na ilha tem uma página web e algumas tem até blog e/ou conta no Twitter. Porém quase não encontrei informações sobre a situação atual na ilha nessas fontes. Um dono de pousada reclamava sobre desinformação, mas no blog da sua pousada não existia uma única referência à tragédia e à situação na ilha.

Donos de pousadas, usem a Internet. Até agora só a IlhaGrande.com.br parece ter tomado a iniciativa de informar diariamente sobre a situação na ilha (A Ilha Grande no está destruida!). Façam um esforço conjunto para manter o turista informado. Meus leitores querem saber se as barcas estão funcionando normalmente; se pegando o ônibus da Costa Verde vindo do Rio ou o da Reunidas Paulista vindo de São Paulo há risco de perder a barca por causa dos atrasos na Rio-Santos; querem saber como estão as coisas no Abraão; quando vai voltar a energia em Araçatiba.

A reclamação é legítima, mas a melhor arma contra a desinformação é a informação. Forneçam informação atualizada, clara e confiável e nos avisem para poder dar maior divulgação (contacto). Nos oferecemos para ser a interface com os turistas de língua espanhola. Amamos a Ilha de coração e queremos o melhor para ela, seus moradores e as pessoas que a visitam.

Scroll al inicio
Ir arriba