Doce de espécie

doce de espécie (Alcântara)

Si vais a Alcântara, en el estado de Maranhão, no podéis dejar de probar un postre de coco absolutamente delicioso que responde por el nombre de doce de espécie. Diría más, probar el dulce in situ ya justifica el viaje a Alcântara. Encontraréis el dulce en las tiendas de São Luís, pero tenéis que saber que ha sido traído desde el otro lado del mar.

doce de espécie (Alcântara)

En Alcântara son niños pequeños los que se acercan a los turistas para ofrecerles los dulces, que cargan en grandes tupperwares. Normalmente los dulces acaban de salir del horno de la abuela y cuando lleguen a vuestras manos estarán calentitos. Si compráis media docena de ellos, es bueno que sepáis que probablemente tendréis que salir corriendo detrás del chaval para comprarle otra media docena más. Haceros un gran favor, y pedir directamente una docena. Se devoran con una facilidad asustadora.

——————————
ENTRADAS RELACIONADAS:
destinos: Alcántara
destinos: São Luís
Maranhão, imágenes de un paraíso brasileño

5 comentarios en “<em>Doce de espécie</em>”

  1. Eu gostaria se podem mandar pra mim as receitas ou mais especificações já que eu sou Chef e não conhecia este tipo de Doce

    Obrigado

  2. O sea que son tan adictivos como el pão de queijo y las castanhas de cajú?
    No pude con mi curiosidad y encontré esto:
    Doce de espécie, uma tradição do município de Alcântara, no Maranhão.
    INGREDIENTES:
    3 cocos ralados
    ½ kg de açúcar
    ½ kg de trigo
    100 gramas de margarina
    1 copo de água
    cravinhos da índia
    sal
    MODO DE PREPARO:
    Misture a água, o açúcar, uma parte do trigo, a margarina e os cravos. Mexa bem, leve ao fogo durante dez minutos e reserve. Agora, molhe bem o que sobrou do trigo. Acrescente um pouco de margarina e sal como quiser. O rolo ajuda a deixar a massa bem fina. Os doces ganham forma e a cobertura que estava reservada. Fios de trigo deixam o doce de espécie ainda mais delicado. O tempo no forno é de apenas dez minutos.

  3. Rodolfo, aqui te paso la receta:
    A receita é encontrada somente em Alcântara e foi herdada dos açorianos.

    – 3 xícaras de coco ralado grosso

    – 2 xícaras de açúcar –

    1 xícara de água

    Massa: –

    2 xícaras de farinha de trigo –

    5 colheres (sopa) de óleo –

    1/2 colher (chá) de sal –

    1/2 xícara de água
    Modo de preparo
    Colocar todos os ingredientes numa panela e levar ao fogo alto mexendo sem parar. Depois que a calda começar a ferver, mexer de vez em quando. Quando a mistura estiver bem cremosa, desligar o fogo, passar para um tabuleiro untado com manteiga e deixar esfriar. Preparo da massa: Colocar a farinha de trigo numa tigela e juntar o óleo, o sal e a água. Misturar até que a massa fique homogênea. Em seguida, polvilhar farinha de trigo sobre uma superfície de trabalho. Abrir a massa com um rolo até ficar bem fina. Com a ajuda de um copo, cortá-la em discos. Polvilhar uma assadeira com farinha de trigo e colocar os discos de massa. Preparo final: No meio de cada disco de massa, colocar uma colher de sopa generosa da cocada já fria. Decorar cada docinho com tiras finas da massa, fazendo um laço. Colocar os doces em forno quente e assar por aproximadamente 20 minutos.

  4. Já estive em Alcântara duas vezes e o doce de espécie é mesmo uma das delícias do lugar. Sou jornalista e ja escrevi sobre Alcântara confiram:www.araguainanoticias.com.br
    Visitem o Maranhão!

Los comentarios están cerrados.

Scroll al inicio
Ir arriba